Osteotomias ao Redor do Joelho
- C.N.O.T em Destaque
- 6 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Pacientes que apresentem quadro de artrose em estágios leve a moderado, idade adequada e desvio do eixo dos membros inferiores ( quando o joelho “ entorta “ para dentro ou para fora ) são candidatos a um procedimento de osteotomia . Essa cirurgia consiste na correção do alinhamento da perna a fim de se distribuir melhor a carga e as forças atuantes na articulação do joelho levando a uma melhora da dor , do padrão de marcha e da longevidade dessa articulação.
Quais as indicações ?

Pacientes com desvio do membro afetado , dor , limitação de suas funções e artrose ( desgaste ) localizada somente em um compartimento do joelho são candidatos a essa cirurgia . Idealmente o paciente deve ter menos de 55 anos de idade , porém o nível de atividade, qualidade óssea e os objetivos e expectativas devem ser levados em conta na indicação desse tipo de procedimento.

Pinçamento do lado interno do joelho ao RX e imagem demonstrando o desgaste articular e lesão meniscal do compartimento medial ( interno ) do joelho
Como é feita essa cirurgia ?
Inicia-se geralmente com uma artroscopia do joelho para se corrigir e tratar as lesões meniscais associadas e para se verificar os compartimentos da articulação do joelho.
Uma incisão é feita para se acessar a porção proximal da tíbia e um corte ósseo previamente planejado através das radiografias do paciente é realizado no osso.
Através desse corte corrige-se o alinhamento da perna com a abertura de uma cunha óssea que pode ser preenchida com enxerto ósseo para acelerar a consolidação. Essa área é estabilizada e fixada com uma placa própria para osteotomia , o que permite um mobilidade precoce e recuperação mais rápida.

Radiografia do Joelho com planejamento pré-operatório e imagem de uma cunha de abertura fixada com placa de osteotomia.
Quais as complicações ?
Como todo procedimento cirúrgico as osteotomias não são isentas de complicações . Uma situação que pode ocorrer é o retardo ou não consolidação do local da osteotomia . É uma situação rara mas que deve ser explicada e orientada aos pacientes, assim como as opções de tratamento.
Quais os resultados ?
Quando bem indicada essa cirurgia devolve ao paciente um joelho alinhado, mais estável , propiciando uma distribuição melhor do peso corporal sobre o joelho , dessa forma melhorando a dor e qualidade de vida .
Um outro benefício é o ganho de longevidade dessa articulação .
Comments