O tratamento conservador da osteoartrose tem como objetivo final o alívio da dor e melhora da qualidade de vida . É um tratamento que envolve o uso de medicações para controle da dor e para tratamento específico da cartilagem articular , infiltrações intra articulares , fisioterapia , mudança de hábitos de vida e principalmente um entendimento do paciente sobre todas as fases de seu tratamento , objetivos e controle de expectativas.
Controle da dor
- Analgésicos
- Anti-inflamatórios
- Gelo
- Retirada da carga ( bengala ) temporariamente
- Fisioterapia analgésica
Medicações para a cartilagem articular :
- Condroprotetores
- Colágeno
- Fitoterápicos
Infiltrações :
A infiltração articular consiste na injeção de medicamentos dentro da articulação. Pode ser realizada com diversos produtos, sendo os mais comuns o Corticóide e o Ácido Hialurônico.
Durante a fase inflamatória da doença o uso de corticóides pode promover analgesia e redução do processo inflamatório (derrame articular, ou seja, líquido dentro do joelho). A seleção adequada do corticóide é fundamental para diminuir os efeitos negativos deste sobre a cartilagem articular.
A viscossuplementação ( injeção intra articular de ácido hialurônicoico no joelho ) é uma forma de tratamento complementar que tem como objetivo devolver a articulação do joelho um ambiente favorável para o alívio da dor e melhora do grau de mobilidade.
A viscossuplementação baseia-se na reposição do líquido sinovial, ou seja, na colocação dentro do joelho de líquido semelhante àquele normalmente produzido para lubrificar a articulação. Isso é necessário uma vez que na osteoartrose esse líquido encontra-se diminuído de quantidade e portanto não realizando sua função de lubrificação de forma adequada.
Dependendo do medicamento utilizado pode-se fazer a viscossuplementacao através de uma única aplicação anual , ou de três a cinco aplicações ao ano.
Essa aplicações são realizadas no consultório , em ambiente asséptico, e o paciente pode andar e seguir suas atividades poucos minutos após a injeção.
![](https://static.wixstatic.com/media/ca8df2_4bf06dd83e564480b359449799058c11~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_737,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/ca8df2_4bf06dd83e564480b359449799058c11~mv2.jpg)
A literatura médica apresenta diversos trabalhos científicos sobre o assunto. Um levantamento da literatura médica (“Análise dos resultados com uso do Hilano G-F20 para viscossuplementação no tratmento da osteoartrite de joelhos” - Bellamy N e autores, The Cochrane Library, Janeiro, 2009) descreve a eficácia deste tipo de tratamento no controle da dor nos pacientes com osteoartrite de joelho.
Exercícios Indicados Para a Osteoartrose
Os exercícios são amplamente utilizados no tratamento de pacientes com artrose no joelho pois aumentam a força muscular, melhoram a mobilidade e nutrição articular, inclusive a resistência, promovem o ganho de funcionalidade, aumentam a densidade óssea, diminuem a dor, e atuam na melhora da biomecânica.
Os exercícios isométricos são utilizados com o objetivo de alívio da dor e prevenção de atrofia muscular, já os exercícios isotônicos têm a finalidade de desenvolver a estabilidade articular e postural.
Os exercícios que promovem o fortalecimento da musculatura são imprescindíveis pois a fraqueza que envolve a articulação afetada contribui para a incapacidade do paciente. Inicialmente recomenda-se os exercícios isométricos por ser bem tolerados e pela pouca probabilidade de acabar causando um processo inflamatório, sendo realizados em amplitudes de movimentos articulares que não causem dor, ainda sabe-se que a pressão intra-articular durante esse tipo de exercício é pequena e a destruição do osso subcondral também é mínima comparado a outros tipos de exercícios.
Quando a dor e a inflamação estão controladas utilizam-se os exercícios isotônicos, afinal apresentam mais ganho de força, resistência, capacidade aeróbica e habilidade funcional do que os exercícios isométricos. Dessa forma beneficiando além da função muscular a capacidade aeróbica nos pacientes com gonartrose. Portanto, podem ser acrescentados os exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida e natação) assim que apresentar um aumento na força muscular e endurance para inclusive obter melhora em relação a parte cardiovascular. Nota-se que assim que o paciente começa a apresentar um progresso na capacidade aeróbica inclusive os exercícios recreacionais são mais tolerados.
Os alongamentos proporcionam o aumento da mobilidade dos tecidos moles e aumento da amplitude de movimento; os exercícios de fortalecimento muscular são usados para promover a melhora da estabilidade articular; e os exercícios de flexibilidade proporcionam o movimento articular de forma suave e confortável a partir de uma amplitude de movimento irrestrita e sem causar quadro de dor.
Ainda são indicados caminhadas, treino de habilidades, exercícios sensoriomotores, e treino de propriocepção.
Comentários